quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Anísio Teixeira um educador ou um sociólogo?

Ao aprofundar na história e na filosofia de Anísio Teixeira, graças ao vídeo Anísio Teixeira - Educação não é privilégio, parei  para questionar se estava diante de um educador ou um sociólogo. Um homem visionário que buscou através da educação remodelar a sociedade de sua época, marcada pelo autoritarismo característico do governo militar.

Militante de uma educação gratuita com qualidade e acessível  à todas as classes sociais, defendeu a ideia do contínuo não linear do saber,  onde o conhecimento adquirido pode e deve ser questionado para que haja renovação e adequação ao contexto onde é inserido. Dá-se aí a relativização da verdade.

Dentro deste contexto, Anísio atuou de forma a romper paradigmas, buscando influência em pensadores americanos sem esquecer das adaptações necessárias aos ideais considerando o contexto da sociedade brasileira.

Em suas lutas pela democratização da educação, Anísio militou em favor da Escola Nova no Brasil, uma escola onde o educar não fosse palco para manobras religiosas tampouco políticas. Uma educação que simbolizasse o progresso social do país. Curiosamente um "burguês" defendendo os interesses do "povo comum". Nota-se aí a generosidade, doar-se em prol de uma causa coletiva.


É bom saber que Anísio Teixeira era filho de uma família muito rica de Caetité na Bahia, nascido em 1900 , presenciou e participou de momentos importantes da política brasileira. Entrou na educação exercendo o cargo de Inspetor de Educação da Bahia em Salvador e a partir daí se engajou na luta por transformar o ensino no Brasil. Difundindo a prática como meio de aprendizagem e a importância do senso crítico para que o conhecimento seja mutável em função das experiências e necessidades.
 
Como um verdadeiro filósofo ele não só decorria sobre suas teorias, mas  praticava-as, como se quisesse ser um experimento do que defendia. Exemplo disso foi sua significativa atuação no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, onde defendeu o ensino público de forma gratuita para todos. Preocupou-se desde a educação básica até níveis de pós-graduação, especializações. Revolucionou com a criação de uma escola que oferecesse ensino integral e em tempo integral como a escola parque direcionada à comunidades pobre em Salvador, projeto este que lhe deu visibilidade internacional.

Numa visão de educador e administrador Anísio deixou um grande legado educacional ao país. Universidades, reflexões críticas e a elevação da educação num patamar fundamental para que exista a verdadeira democracia. Criador da Universidade do Distrito Federal e um dos idealizadores da Universidade de Brasília, Anísio foi o maior espelho de suas ideais por não só disseminá-las , mas por agir conforme elas. Era pragmático.

 
Por Bianca R. Moura em 2009-07-03
Doutrina filosófica que adota como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro como útil; senso prático.
A valorização da prática (pela prática continuada), a "filosofia de resultados", recebe o rótulo filosófico de pragmatismo, no qual não se enxerga qualquer referência a uma desejada síntese...
Por Dicionário inFormal em 2008-10-15
Doutrina que toma por critério da verdade o valor prático. (Para o pragmatismo é verdadeiro tudo o que pode ser feito com êxito e não há verdade absoluta).
Quem tem pragmatismo é aquele que toma o valor prático como critério da verdade.

Conforme  podemos observar essas duas definições de pragmatismo, temos uma percepção clara de Anísio Teixeira. Um educador que buscava um ensino com utilidades práticas, aprender a fazer, um ensino possibilitador de transformações além da matéria bruta. Importava com todas as etapas do aprendizado, inclusive com o espaço físico da escola onde devesse transmitir uma sensação, como fala no vídeo, de felicidade. Confrontava o social e a educação e viu que ambas se interligavam. Para ele não poderia haver crescimento social sem que a sociedade tivesse acesso à educação de qualidade e pública como um direito fundamental. E que portanto, o progresso social dava-se a partir de um ensino de qualidade.

E assim pode-se dizer que Anísio Teixeira foi um educador na essência mais fiel do seu significado. Um educador preocupado com a formação integral do indivíduo, com o como fazer e o fazer de fato. Seu legado será , dentre muitos, a educação gratuita para TODOS com qualidade. Uma ideia de outro século que se faz atual em nossos dias. Esta filosofia está enraizada nos diversos programas de inclusão social através da educação praticada hoje, um exemplo deles é o PROUNI (Programa Universidade para Todos).

 


Anísio acreditava que a Educação deve ser a base formadora da sociedade. É assim que se constitui um país democrático.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll