Isaque Ville - isaqueville@hotmail.com
Paulo Freire foi um célebre educador brasileiro, com
pensamentos e ideias revolucionarias para a educação brasileira, de modo que
suas ideias foram capazes de atingir e serem colocadas em práticas em países de
Primeiro Mundo.
Suas propostas para a educação propunham uma nova
forma de ensino, quebrando a visão arcaica de que os alunos ao chegarem às
escolas vêm com sua mente completamente vazia, para que os professores, ditos
detentores do saber, possam despejar naquelas “mentes vazias” todo aquele
conhecimento que se toma como prioritário para a formação do aluno. Mas Paulo
Freire vai além,
para ele as escolas não devem ter apenas alunos para uma
formação propedêutica e clássica de matérias que muitas vezes poderiam parecer
um bicho de sete cabeças – no contexto da época em que o educador começou a
desenvolver suas teorias – porque naquela época havia uma grande quantidade de
pessoas que ainda viviam em realidades onde não se cabia essa educação tradicional,
e Paulo Freire buscou renovar e proporcionar uma educação que vai além de
conhecimentos habituais.
Suas obras, como os livros Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, mostram como é necessária essa nova educação e uma nova visão de quem é o educador e o educando, e quebrando essa ideia arcaica de educação, ele mostra que ninguém tem uma mente vazia, e independentemente de onde cada um vem, sempre haverá algo que aquela pessoa sabe e que esse conhecimento próprio de cada um deve ser aproveitado para o ensino, e de acordo o mesmo, ensinar não é somente essa transferência de conhecimento, mas ensinar é criar possibilidades para que o conhecimento possa ser produzido e construído, por isso a valorização de cada aluno.
Essa metodologia leva cada um a buscar aprender,
pois quando esse ensino se adequa a sua vida, cada aluno vê que aquilo é de
fato para ele, que não serão conhecimentos inúteis, mas que vão estar presente
com ele dia a dia. Isso não exclui aquilo que se ensina em escolas
tradicionais, mas faz uma adaptação, para que o sentido entre cada ensinamento
fique explicito. Uma exemplificação dessa metodologia está em outro livro do próprio
Paulo Freire chamado A Importância do Ato de Ler, onde ele fala de fato a importância
do ato da leitura, mas ressalta que a leitura não começa com a decodificação de
letras, mas que o começo da leitura vem desde o nosso nascimento, pois a partir
desse momento vamos tomando consciência de quem somos e de onde estamos a
partir da nossa leitura do mundo ao nosso redor, e que as palavras são apenas
outra forma de se ler este mesmo mundo com novos olhares.
E é assim com tudo, com qualquer “matéria acadêmica”,
elas tem uma base e cada ser humano tem um pequeno saber que pode ser associado
a cada conhecimento novo, por isso o ensinar é essa descoberta, pois uma coisa
leva a outra. E é devido a essa cadeia, essa sucessão, que Paulo Freire destaca
que se deve levar em conta o que cada um sabe, e essa valorização de cada ser
vai além do reconhecimento dos seus saberes, mas envolve uma gama de valores e
pontos que levam este estudo além, acrescentando outro ponto valorizado por
Paulo Freire, que é dar a devida importância social a todos os brasileiros,
utilizando esse método motivado pela curiosidade para a busca do conhecimento
como impulsionador para que as pessoas descubram quem são na sociedade, seus
direitos e deveres, para que deixem de ficar a mercê da politica, da alienação
dos melhores colocados socialmente, que deixem de ser oprimidos ou apenas
vitimas da realidade social.
Paulo Freire é tido como o maior educador
brasileiro, mas suas ideias, gestos, propostas e pensamentos vão além da
educação e das escolas, pois suas propostas se ligam a raiz da vida, se ligam a
tudo aquilo que envolve o brasileiro, as mudanças que ele sugere permeiam a
base de cada um de nós, buscando a formação de cidadãos cada vez mais éticos e
morais.
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