quarta-feira, 24 de junho de 2015

Primeira Aula - U.S - Edneia Vidal

Olá, Queridos leitores... Nesta primeira postagem do diário de bordo do componente Universidade e Sociedade, quero registrar minhas impressões desse primeiro contato com esse componente bem como as reflexões feitas a respeito da primeira aula.

 Bom, logo na apresentação a professora Andreia surpreendeu a todos com uma apresentação dinâmica, onde pudemos conhecer sua trajetória através de objetos que foram significativos em cada etapa de sua vida. Foi uma forma de enxergá-la através de imagens e não só através de palavras.


E enxergar foi o tema da aula, por meio da leitura do texto VISTA CANSADA de Otto Lara Resende contextualizamos situações do dia-a-dia que de tanto ver não enxergamos. Às vezes ficamos presos aos nossos próprios problemas e não notamos o outro, seja pela rotina, ou por situações que fogem do nosso meio sócio-econômico.

Uma parte do texto me marcou em especial, "... de tanto ver, você não vê..." isso retrata muito bem como que a rotina influencia na forma como enxergamos a vida. É como se o hábito nos tornasse insensíveis à realidade do outro, mesmo que essa realidade seja de extrema pobreza, por exemplo, é como se esse indivíduo fosse apenas figurante de um cenário pré-estabelecido pelas regras da sociedade.

Outra parte que confirma a temática da aula, foram os vídeos: Boca de Lixo e Ilha das Flores. Ambos retratam a situação do ser humano quanto ao meio de sobrevivência, mostrando como os lixões são utilizados como fonte de sobrevivência, onde no primeiro até um animal, porco, tem mais valor que a vida humana.

No filme Ilha da Flores mostra de forma silenciosa como as pessoas se utilizam de restos que alguns consideraram como inapropriado para consumo, para se alimentarem. Esse filme é relatado de acordo com a VISÃO do narrador.

Já o documentário Boca de Lixo o tema é abordado na perspectiva dos próprios indivíduo inseridos nos lixões, que consideram a atividade como trabalho e que portanto, digno. As pessoas relatam como se veem no cenário social do país e suas projeções para futuro. 

 No final, pergunto-me: - Será que a aula foi um choque de realidade para alguém? Ou simplesmente no nosso cotidiano não enxergamos que os filmes se repetem e que só mudam os cenários e os personagens? Com tudo que refletimos e debatemos, concluo que devemos antes de mais nada olharmos e enxergarmos o que nós é próximo e diário, pois nosso poder de atuação é mais eficaz. 

Devemos nos sensibilizar com a realidade mesmo que seja rotineira e através dela agir de acordo com nossas condições financeiras e postura de moralidade e ética. Esse apontamento não se aplica somente aos problemas, mas também em nossas relações. 

 Link: Texto Vista Cansada


 Link: Boca de Lixo 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll