segunda-feira, 24 de agosto de 2015


A Universidade: da simples transmissão à construção de conteúdos e seres

Por Isaque Ville


As universidades têm feito parte da formação escolar de muitos na população mundial, e atualmente desempenham um grande papel na sociedade, tem sido uma grande porta de formação de trabalhadores para exercerem diversas funções no mercado de trabalho e na sociedade.

Esse passo importantíssimo para uma capacitação profissional nem sempre foi tão fundamental, divulgada e acessível as pessoas, tendo sido muitas vezes uma forma de segregação e de imposição de poderes sobre aqueles que tinham a chance de ingressar neste tipo de curso.

Universidade em processo.

Depoimento sobre a vivência no CEPROG - Teixeira de Freitas/BA e breve resumo sobre a história da formação das Universidades.


Esse poema de Richard Bach define um tanto do meu sentimento em relação a esta experiência que contarei a seguir; mas também, toda a vivência que tive com o componente Universidade e Sociedade durante o quadrimestre. Aqui, me descobri eterna educando e educadora, pois para sê-los, basta viver.

Universidade e Sociedade: Da teoria à Prática

 
Começo aqui a apresentar minhas considerações sobre as últimas leituras e última atividade realizada nesse quadrimestre (2015.2) propostas pelo componente curricular UNIVERSIDADE E SOCIEDADE.
 Para início deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos à professora Andréa por nos conduzir numa caminhada rica de conhecimentos teóricos e práticos sempre voltados à realidade de nosso país, mundo e sem esquecer é claro, a de agora, nossa região.
Continuando a pontuar os pontos positivos do componente, não poderia deixar de citar os vários textos e vídeos que foram propostos, todos com temas atuais e voltados para o que estamos vivendo, discentes, docentes e o mundo acadêmico em geral, fazendo-nos refletir sobre o papel da UFSB como instituição, bem como nosso papel como educandos nesse contexto. 
É nesse sentido que esse último post estará voltado. Minhas perspectivas de universidade aliadas com fundamentação teórica e histórico temporal da mesma.
O que é uma universidade e o que a diferencia das demais instituições de ensino?

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Anísio Teixeira, Uma Visão Sempre Além 
Por Isaque Ville 
 
Nascido em Caetité, 12 de Julho de 1900, Anísio Teixeira foi um educador brasileiro de grande renome, com méritos e com um reconhecimento nacional merecido, já que suas contribuições para a educação brasileira foram de grande importância e fizeram a diferença para a população do nosso país. 
Defensor da educação publica, gratuita, laica e de qualidade, afirmou fortemente que a educação é um direito de todos, pois acreditava que a educação era o principal modo de combater a desigualdade social, de modo que as escolas formem não apenas alunos, mas que exista uma formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. 

Abaixo os muros da educação!

Breve análise do documentário - Anísio Teixeira: Educação não é privilégio


“Uma ‘escola unica’ obrigatoria para todos, ministrando ensino de um modo integral e uniforme, seria o apparelho magico destinado a dar a todos os homens o pleno desenvolvimento de suas faculdades.”
Anísio Teixeira


Anísio Teixeira foi pioneiro na defesa e na criação da educação pública no Brasil. Almejava uma nova política educacional que estivesse além dos interesses de classe – uma educação integral capaz de formar um cidadão democrático.
A primeira metade do documentário aborda sobre o perfil e início de carreira do Anísio, sendo um homem simples, mas de grande fala, cheio de generosidade, com alto poder questionador e fiel em viver o que pregava.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Anísio Teixeira um educador ou um sociólogo?

Ao aprofundar na história e na filosofia de Anísio Teixeira, graças ao vídeo Anísio Teixeira - Educação não é privilégio, parei  para questionar se estava diante de um educador ou um sociólogo. Um homem visionário que buscou através da educação remodelar a sociedade de sua época, marcada pelo autoritarismo característico do governo militar.

Militante de uma educação gratuita com qualidade e acessível  à todas as classes sociais, defendeu a ideia do contínuo não linear do saber,  onde o conhecimento adquirido pode e deve ser questionado para que haja renovação e adequação ao contexto onde é inserido. Dá-se aí a relativização da verdade.

Dentro deste contexto, Anísio atuou de forma a romper paradigmas, buscando influência em pensadores americanos sem esquecer das adaptações necessárias aos ideais considerando o contexto da sociedade brasileira.

Em suas lutas pela democratização da educação, Anísio militou em favor da Escola Nova no Brasil, uma escola onde o educar não fosse palco para manobras religiosas tampouco políticas. Uma educação que simbolizasse o progresso social do país. Curiosamente um "burguês" defendendo os interesses do "povo comum". Nota-se aí a generosidade, doar-se em prol de uma causa coletiva.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Educação por um novo olhar, por Paulo Freire.

Breve análise do documentário "Paulo Freire Contemporâneo" e do livro "Pedagogia da Autonomia".



O documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, dirigido por Toni Venturi, em 2007, relata a importância de Paulo Freire; trazendo na sua biografia, desde a origem do seu pensamento e das primeiras aplicações do seu legado inovador na educação, até os dias atuais. Inicia com a fala do próprio Paulo sobre seu “primeiro mundo”, com trechos do seu artigo “A importância do ato de ler”, em que defende a primazia do contato com o mundo particular de cada um no método da alfabetização para, por fim, ter contato com a palavra escrita. O pensamento de Paulo Freire, segundo o mesmo, iniciou com uma crítica à educação brasileira, desde a década de 50, com a percepção de que o contexto é a base do aprendizado e que o diálogo entre aluno e professor é o sustento da pedagogia. 

Uma Nova Perspectiva de Educação e Vida de Acordo Paulo Freire

Isaque Ville - isaqueville@hotmail.com

Paulo Freire foi um célebre educador brasileiro, com pensamentos e ideias revolucionarias para a educação brasileira, de modo que suas ideias foram capazes de atingir e serem colocadas em práticas em países de Primeiro Mundo.
Suas propostas para a educação propunham uma nova forma de ensino, quebrando a visão arcaica de que os alunos ao chegarem às escolas vêm com sua mente completamente vazia, para que os professores, ditos detentores do saber, possam despejar naquelas “mentes vazias” todo aquele conhecimento que se toma como prioritário para a formação do aluno. Mas Paulo Freire vai além,

Reflexões sobre a vida e a Obra de Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (19/09/1921)
Não é pelo fato de Paulo Freire ser o patrono da educação no Brasil, nem por dar nome ao campus da Universidade Federal do Sul da Bahia - Teixeira de Freitas que a professora Andréa do componente Universidade e Sociedade solicitou que lêssemos o Livro Pedagogia da Autonomia e assistíssemos o documentário Paulo Freire Contemporâneo. Mas sim, quando relacionamos universidade e sociedade não poderíamos deixar de analisar essas obras.

No livro Pedagogia da Autonomia Paulo Freire decorre sobre a prática educativa-transformadora, progressista, de forma crítica numa visão como ele mesmo diz, ideológica dentro de uma ética por ele definida como ética Universal do ser humano.  Não a ética definida pelo mercado, onde os interesses financeiros e a lucratividade sobressaem ao humano, mas àquela no sentido mais fundamental, onde a dignidade humana em sua amplitude é respeitada, essa sim norteia toda a sua obra em todos os capítulos e subcapítulos e é repetida e contextualizada em situações pertinentes ao objeto de estudo, a autonomia.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Primeira Aula - U.S - Edneia Vidal

Olá, Queridos leitores... Nesta primeira postagem do diário de bordo do componente Universidade e Sociedade, quero registrar minhas impressões desse primeiro contato com esse componente bem como as reflexões feitas a respeito da primeira aula.

 Bom, logo na apresentação a professora Andreia surpreendeu a todos com uma apresentação dinâmica, onde pudemos conhecer sua trajetória através de objetos que foram significativos em cada etapa de sua vida. Foi uma forma de enxergá-la através de imagens e não só através de palavras.

terça-feira, 23 de junho de 2015

MEU RETRATO DO NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO - CAROLINA ALVES MARQUES

Com o nosso primeiro encontro e o título bem sugestivo do componente - Universidade e Sociedade - já me fizeram começar a refletir qual o meu verdadeiro papel dentro de uma Universidade e qual a relação direta e indireta desse papel diante da nossa sociedade. Creio que esses são questionamentos que a cada aula ficarão melhor elaborados por nós.  Achei bem criativo a ideia de ver a apresentação da pró Andrea diante de uma câmera; bem sugestivo na medida que uma câmera traduz o olhar de cada um sobre o que enxerga, e dessa visão, consequentemente, nos faz enxergar de forma mais ampla a nós mesmos. Fizemos uma leitura dinâmica do texto de Otto Lara Resende - Vista Cansadaque nos fez refletir sobre o modo de enxergar que temos sobre os fatos da vida e, a partir dessa adversão, assistimos os curta-metragens Ilha das flores e Boca de lixo.

Reflexão 1ª aula - Isaque Ville

O ser humano é totalmente responsável pela sua atual situação, sendo o elemento de maior influência no planeta Terra, nós temos feito e adaptado tudo o possível para que possamos ter uma vida melhor. Mas essa melhora de vida não tem alcançado a todos, ela não está de fato disponível a todos.
                Enquanto alguns vivem uma vida relativamente boa, outros enfrentam condições que são tomadas como precárias para se viver. É claro que se for olhar por uma perspectiva de um único individuo ou de uma única geração essa responsabilidade é difícil de atribuir ao mesmo, pois individuo nasce inserido em uma realidade gerada por nossos antepassados, onde s consequências se perpetuaram.
 

Blogger news

Blogroll